Desenvolvimento Social

 Página Principal
 
|O 38º aniversário da recuperação de Oued Ed-Dahab: um épico glorioso na marcha do Reino para a consolidação da sua integridade ...

A comemoração, 14 de agosto, do 38º aniversário da recuperação da província de Oued Ed-Dahab constitui um épico glorioso na história do reino para a consolidação da sua independência e integridade territorial.

O 38º aniversário da recuperação de Oued Ed-Dahab é também uma oportunidade para confirmar os laços  inabaláveis do povo marroquino com o trono glorioso Alawita, como uma expressão da sua mobilização constante ao serviço da causa nacional.

Em 14 de agosto de 1979, os sábios, os notáveis e os chefes tribais da província de Oued Ed-Dahab tinham visitado o Palácio Real de Rabat, visando a renovar a lealdade junto ao falecido o rei Hassan II, que Deus esteja com  sua alma , recordando   assim a sua historie e os laçocs com a pátria.

 Nesta ato solene e altamente patriótico, os moradores de Oued Eddahab tinham expressado que eles nunca deixariam sua identidade marroquina mostrando ao mundo que o Saara tem sido sempre marroquino e permanecerá para sempre, apesar das manobras dos oponentes.

 Foi um momento histórico imortalizado pelo discurso no qual o falecido Soberano tinha dito: "Acabamos de receber neste dia abençoado, a sua lealdade e fidelidade, que vamos preservar e manter cuidadosamente, como um dever sagrado. Agora você precisa honrar esse juramento. De nossa parte, nós também faremos um dever de garantir a sua defesa e sua segurança, obrando incansavelmente para o seu bem-estar. Sejam, então, meus queridos filhos, os bem-vindos no seio da pátria. Louvando o Todo-Poderoso por ter cumprido e ajudado, ligando o sul de nosso país á sua terra natal norte e restaurando os laços de sangue entre seus filhos ".

Seguindo o caminho traçado pelo seu agosto pai, Sua Majestade o Rei Mohammed VI tem definido por sua solicitude as províncias do sul e seu povo, fortalecendo a mobilização nacional para enfrentar as conspirações dos inimigos da integridade territorial, refletindo a determinação de Marrocos para preservar seus direitos inalienáveis.

 A este respeito, SM o Rei  reiterou no discurso do trono, em 2014, o lugar central que ocupa a questão do Saara como uma prioridade para os Marroquinos, apelando pela vigilância e mobilização para antecipar as manobras dos inimigos da Nação.

De fato, os projectos de desenvolvimento lançados pela Soberano na região e as oportunidades ofertas pela regionalização avançada visam a promover a participação efetiva da comunidade na gestão dos seus negócios, fazendo da região do Sahara um pólo económico integrado.

A região de Oued Dakhla Eddahab tem crescido consideravelmente desde a adopção da nova divisão administrativa e através das orientações reais em prol de todas as partes interessadas, autoridades públicas, funcionários eleitos e o setor privado, enfatizando ainda a importância da sinergia e dos esforços para melhorar a situação e o padrão de vida dos habitantes desta região.

Esta nova política tem permitido a realização de infra-estruturas importantes e grandes projetos de desenvolvimento em harmonia com a visão ambiciosa do rei Mohammed VI para fazer desta região um pólo econômico pioneiro ao nível nacional e regional, bem como uma ponte entre a Europa e a Africa sub-saariana, consagrando um novo modelo de desenvolvimento baseado em oito programas para a consolidação do desenvolvimento, o acompanhamento dos sectores produtivos e a integração de empresas dentro do tecido económico.

 A comemoração da recuperação da província de Oued Ed-Dahab será sempre uma oportunidade para refletir os valores nacionais que são a base dos épicos de Marrocos, tendo em vista reacender o sentimento de cidadania, mobilizar, preservar a unidade do Reino e ir em frente no processo de construção e de desenvolvimento em vários campos.

- Notícias sobre o Sara Ocidental / Corcas

   
15-08-2017   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013