Desenvolvimento Social

 Página Principal
 
|O Embaixador Omar Hilal, perante o Comitê 24 das Nações Unidas

Oito questões para revelar a falsidade do "papel do observador" pretendido pela Argélia no caso do Saara marroquino.

Na sua intervenção perante o Comitê 24 das Nações Unidas, o Embaixador Encarregado de Negócios da Argélia reagiu com nervosismo, contra os quinze países que apontaram a responsabilidade da Argélia, um dos quatro participantes da mesa redonda nas reuniões de Genebra, considerando que seu país "não é uma parte, mas apenas como observador."

Em função disso, o Representante Permanente de Marrocos junto ás Nações Unidas, Omar Hilal interveio através de oito questões, nas quais ele apontou o real papel da Argélia na questão do Saara marroquino, dizendo:

 - -Se a Argélia foi apenas um observador, porque ela arma, acolhe e promove  uma diplomacia em benefício da Polisário, um movimento separatista de armado não-estatal?

 - -Se a Argélia não foi uma verdadeira parte, porque ela deixou para a autoridade da polisário uma parte de seu território -  campos de Tindouf, por mais de 40 anos , detendo os civis das regiões marroquinas sarauís em condições desumanas? O que foi denunciado pela Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos nas suas recomendações após a revisão do relatório periódico para a Argélia, julho de 2018

 - - Se a Argélia foi apenas um observador, porque ela aterroriza os diplomatas em Nova Iorque junto aos seus capitais, através de mentiras e deturpação de suas intervenções? Desrespeitando a soberania das delegações: Para a Argélia, ou estar com ela na questão do Saara, ou então está contra, mesmo quando mantém o silêncio.

-Se a Argélia não foi uma parte principal, porque faz nutrir a cultura de ódio contra Marrocos e apoia o separatismo entre as crianças no nível primário na escola, bem como a sua inclusão no currículo escolar e nos exames no final do período escolar, considerando que a União do Magrebe Árabe será possível somente quando o saara esteja "independente"? O embaixador Hilal respondeu dizendo que o Saara nunca será independente e continuará sendo parte integrante do Marrocos .

- Se a Argélia foi apenas um observador, porque propôs, 2 de novembro de 2001, em Houston, por meio de seu ex-presidente, a divisão do território e da população do saara? Esta proposta é em si mesmo uma crítica ao princípio da auto-determinação e o mito "da terra e dos povos do saara", o que pretende a Argélia defender.

 Embaixador Hilal acrescentou que a proposta argelina foi rejeitada de imediato por Marrocos, porque todos os residentes, quer sejam nas províncias do sul ou nos campos de Tindouf, unidos em prol da marroquinidade do saara.

 - Se a Argélia não era uma parte, porque continua a fazer ouvidos surdos por mais de 40 anos apesar dos contínuos apelos e urgentes da comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança através das resoluções emitidas, desde 2011 sobre o ceso dos residentes dos campos de Tindouf, na Argélia? A resposta do Marrocos considerando que a proposta o censo será a única maneira de proteger os direitos dessas pessoas, violados diariamente seus direitos e humilhados de forma violenta.

- Se a Argélia foi apenas um observador, então por que continua a encobrir o desvio da ajuda humanitária destinada às populações dos campos de Tindouf? Sr. Hilal, através  de seu questionamento, recordando, a este respeito, o relatório de investigação do Gabinete Europeu de Luta Antifraude, confirmando os atos de esta  organização que denunciou este atos por um longo período "as principais transferências são organizadas pelos líderes da Polisários"

- Se a Argélia não é uma parte principal, porque os impostos deveriam ser cobrados sobre a ajuda humanitária destina para a população mantida nos campos de Tindouf? Criando assim com isso, uma situação única no mundo.

 O diplomata marroquino pediu  para a Argélia ter vergonha em si quando afirma meramente ser apenas  observador nesta questão do Saara marroquino, sublinhando que os fatos mostram  e confirmam a verdade, revelando a intervenção escandalosa da Argélia, e que não haverá Polisário, nem a questão do saara ou investigação por parte das Nações Unidas sobre esta questão se não a Argélia fazer parte do diferendo.

 Sr. Hilal disse que "a comunidade internacional entendeu o truque da Argélia que trabalha no sentido de prolongar o conflito, que já não encontra mais eco em qualquer lugar em todo o mundo", citando a posição de El Salvador, no último sábado, através de seu Presidente, Sr. Najib Bokela, retirando o reconhecimento de seu país "da pretendida " república do saara ", que ele qualificou da" república virtual. "

 Embaixador Hilal concluiu que "o Governo de El Salvador manifestou o seu apoio a favor da integridade territorial de Marrocos e da sua soberania nacional, bem como da iniciativa de autonomia, única solução para este conflito regional."

 - Notícias sobre o Sara Ocidental / Corcas

   
19-06-2019   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013