Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|O SG da ONU consagra o processo da -mesa redonda- para progressar a uma solução política no Saara marroquino

Na cópia antecipada do seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres instou sobre as discussões aprofundadas entre as partes, envolvendo o Marrocos, a Argélia, a Mauritânia e a frente da Polisario durante a 1ª e 2ª reunião das mesas-redondas em Genebra, destacando os meios para alcançar uma solução política, realista, pragmática e duradoura baseada sobre o compromisso, em conformidade com a Resolução 2440 do Conselho de Segurança.

Neste documento, o Sr. Guterres sublinhou a atmosfera positiva e construtiva que marcaram as Mesas Redondas em Genebra, na presencia  de todas as partes em todas as reuniões, a saber: (Marrocos, Argélia , Polisário e Mauritânia).

 

Ele indicou que as Mesas Redondas da Genebra possibilitaram reunir os participantes com pontos de vista diferentes para chegar a um novo caminho através do diálogo.

 

Seguindo a mesma lógica, o Secretário-Geral afirmou a importância do processo das Mesas Redondas, saudando o acordo de todas as delegações para progressar no sentido deste processo e se reunir novamente da mesma forma, chamando todas as partes a continuarem a procurar compromissos.

 

A Argélia é de fato convocada a se empenhar plenamente e durante todo o processo, de acordo com sua responsabilidade política, histórica e jurídica na disputa. E em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança, notadamente a resolução 2440 de outubro de 2018.

 

O relatório do Secretário-Geral não contém nenhuma referência aos planos obsoletos, inexequíveis e irrealistas, definitivamente enterrados pelas Nações Unidas. Desta forma, ele consagra a solução política realista, pragmática e duradoura, baseada sobre o compromisso, único caminho para a resolução da disputa sobre o Saara marroquino. Sendo os termos identificadores claramente da iniciativa de autonomia marroquina, a qual o Conselho de Segurança reconhece a sua preeminência, seriedade e credibilidade em todas as suas resoluções desde 2007.

 

O relatório também enfatizou a solução política para a disputa regional sobre o Saara marroquino, tal solução será benéfica para toda a região, cuja responsabilidade é especial a esse respeito.

 

Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

   
03-04-2019   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013