Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|O Secretário-Geral da ONU destaca os investimentos de Marrocos nas regiões do sul

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres sublinhou, em uma cópia antecipada do novo relatório apresentado ao Conselho de Segurança  e seus membros sobre o Saara, que Marrocos continua a investir no Saara marroquino, anotando que a população local  beneficia diretamente desses investimentos, investidos pelo país.

Neste relatório, o Sr. Guterres destacou a paz e a estabilidade que reina no Saara marroquino.

Anotando que os grandes investimentos realizados pelo Marrocos nas províncias do sul impressionaram o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sara, Horst Kohler, durante a sua visita em Julho de 2018, as cidades de Laayoune, Dakhla e Smara, os quais foram importantíssimos, como indicado no relatório anterior do Secretário-Geral em outubro 2018.

O relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas reconhece os esforços significativos de Marrocos para alcançar o desenvolvimento social e económico na região do Sara, no âmbito do novo paradigma de desenvolvimento, baseado sobre o progresso sustentável e pleno emprego para os jovens.

Esta região conhece um progresso, o qual não tinha  conhecido qualquer tipo de desenvolvimento econômico depois de seu retorno à pátria em 1975, a realização de grandes projetos foi graças a um envelope  estimado a  US $ 8 bilhões de investimentos públicos, envolvendo os projetos de todas as áreas, notadamente na infra-estrutura, na  indústria, nos serviços, na  agricultura, na saúde, na educação, no turismo e na promoção da cultura Al_husanip.

O Secretário-Geral lembrou das resoluções do Parlamento Europeu aprovadas em 16 de janeiro e 12 de fevereiro de 2019, as duas resoluções possibilitaram a expansão e a implementação do acordo agrícola, bem como a Convenção sobre a pesca marítima entre Marrocos e a União Europeia, que beneficia o Saara marroquino.

Nesse respeito, o Secretário Geral delineou o impulso da carta de Marrocos sobre a adoção dessas resoluções,  resultado de um culminar de uma série de negociações com os representantes legítimos da população do Saara marroquino.

O reconhecimento das Nações Unidas e da comunidade internacional dos esforços de Marrocos permite  alcançar o desenvolvimento social e econômico das regiões do sul.

Noticias sobre o saara ocidental-Corcas

   
04-04-2019   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013