Desenvolvimento Social

 Página Principal
 
|Bélgica: Plano de autonomia uma “boa base” essencial a uma solução aceitável por todas as partes

A Bélgica considera a iniciativa de autonomia apresentada por Marrocos em 2007 para o conselho da Segurança da ONU, a título de uma solução do diferendo do Saara marroquino, constitui “um esforço sério e credível, capaz de alcançar uma solução definitiva e aceitável por todas as partes”.

Tal posição foi mantida no comunicado conjunto adotado durante a terceira reunião do Comité Superior Misto, base da Parceria Marrocos-Bélgica, presidida segunda-feira passada em Rabat pelo Primeiro-Ministro, Sr. Aziz Akhannouch, e Primeiro-Ministro belga, Sr. Alexandre De Croo.

De acordo com o comunicado conjunto, neste contexto, o Sr. De Croo reiterou o apoio habitual do seu país ao processo liderado pelas Nações Unidas, visando a alcançar uma solução política justa, sustentável e aceitável por todas as partes.

Nesta ocasião, as duas partes concordaram, conforme consta no comunicado conjunto, sobre “o papel exclusivo das Nações Unidas no processo político, reiterando o apoio à Resolução 2703 (2023) do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, dado o papel e  responsabilidade das partes para uma solução política, realista e pragmática”, deste diferendo regional de mais quatro décadas.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas



   
16-04-2024   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013