Juventude e Desportos

 
 Página Principal    Juventude e Esportes    Juventude
 
|Juventude

 

O departamento da juventude e os desportos acompanhou o desenvolvimento da região do Sara desde o seu regresso à mãe pátria, o Reino do Marrocos, pondo à disposição os enquadramentos e animações necessários e realizando as infra-estruturas destinadas aos jovens.

Estas infra-estruturas eram quase inexistentes nas zonas urbanas e totalmente em falta nas zonas suburbanas e rurais da região do Sara.

O departamento da juventude e os desportos desempenhou um papel importante na valorização do sector pela mediação das várias realizações desportivas, educativas e culturais destinadas às crianças e aos jovens sarauis, assim como uma diligência participativa que implica igualmente os enquadramentos educativos e desportivos quanta à população local. Esta abordagem permitiu a emergência de uma elite intelectual e desportiva que representou o Reino do Marrocos em vários acontecimentos e competicões organizadas à escala nacional e internacional.

A exemplo das acções empreendidas em todo o reino, reuniões de sensibilização bem como sessões de formação regularmente são tidas com os jovens sarauis nas casas de juventude. Estas sessões têm por vocação de desenvolver um espírito desportivo santo para permitir aos jovens de participar na edificação de uma sociedade marroquina responsável, aberta, compacta e baseada em valores cidadãs nacionais e universais.

Estes espaços de juventude são frequentados igualmente por associações não governamentais que participam igualmente no enquadramento dos jovens no âmbito da política nacional de desenvolvimento humano (INDH).

Como em toda parte no Reino, vários programas de animação são organizados anualmente nas regiões do Sara em prol dos jovens. Trata-se principalmente de:

• Atelier de teatro
• Curso de música
• Atelier de cinema
• Atelier de pintura
• Programa anual ` Feriados para todos'
• Universidades populares
• Cafés literários
• Fóruns de juventude
• Programa regular ` Desportos para todos'
• Programa Ajialoukoum (Gerações) para o equipamento em materiais informáticos
 

Domínio dos jovens

Casas de jovens

O seu número atinge hoje em dia dezenove (19) casas de jovens. São repartidas entre as cidades de Laâyoune, Dakhla, Boujdour, Smara e Assa Zag.

O objectivo é atrair o maior número de jovens a fim de fazê-lo beneficiar dos diferentes programas de animação que vão dos cursos de apoio aos programas de alfabetização passando pelos ateliers culturais e as manifestações desportivas.

O conjunto destas actividades é resumido no que segue:

• Curso de educação cívico
• Cursos de saúde
• Curso de cozinha e de gestão familiar para a dona de casa
• Programas de alfabetização
• Animação de jardim-escola de crianças
• Aprendizagem da costura e o bordado
• Treinos desportivos (futebol, basketball...)
• Jogos colectivos (de sociedade, jogo de malogros...)

Mais de 700.000 jovens beneficiaram destas actividades.


Actividades no bairro Al Wahda

 Após a edificação deste bairro, vários agentes educativos e desportes foram despachados lá para o enquadramento dos jovens e a gestão das animações educativas e desportivas.

Vários equipamentos desportivos e educativos assim foram instaurados: mesas e cadeiras, máquinas de costuras, máquinas tissagens, mesas ping-pong, material de projecção de cinema, de jogos de sociedade, jogos para crianças, materiais desportivos para o futebol, o basketball, o handball, o voleibol bem como comportamentos desportivos.

Por outro lado e em colaboração com as autoridades locais, várias infra-estruturas desportivas foram realizadas, os terrenos desportivos bem como os espaços para os jovens.


Centros de acolhimento

Os centros de acolhimento têm por vocação de proteger as organizações nacionais e internacionais de jovens. A região de Laâyoune-Boujdour-Sakia GR Hamra conheceu a criação de três (3) centros de acolhimento de uma capacidade de cento e vinte (120) camas. Hoje em dia, mais de oito mil (8000) jovens beneficiaram destas infra-estruturas no âmbito de manifestações culturais e desportivas ou troca de visitas.

Estas trocas de visitas permitem aos jovens cidadãos nacionais e internacionais de descobrir as características geológicas, naturais e culturais da região do Sara. Estas trocas permitiram igualmente constatar a evolução das infra-estruturas socioeconómicas da região.

O quadro seguinte apresenta um sumário dos centros para jovens na região do Sara

 

Regiào

Numero de centros para jovens

Capacidades de acolhimento

Actividade(s)

 
 

Dakhla

02

2 340

Socio-culturais et educacionais

 
 

Boujdour

03

840

Diversas actividades para jovens

 
 

Laâyoune

 

 

 

 
 

Smara

02

1 000

 Socio-educativas
Culturais
Colonia de ferias
Viagem de jovem da mulher jovem

 
 

Aousserd

01

50

Diversos actividades para jovens

 


Actividades para crianças


Colónias de férias

A colónia de feriado é um eixo de educação e de enquadramento importante no programa de animação nacional do departamento da juventude e dos desportos. Graças aos centros de alojamento instalados na região do Sara, as crianças de quatro cantos do reino beneficiam, regularmente e durante os feriados escolares, de programas de desenvolvimento pessoal, de cursos cívicos e de treinos desportivos. Eles apreendem frequentam e igualmente cursos de apoio escolar bem como cursos de informática.

Mais de quarenta e três mil (43.000) crianças beneficiaram deste programa camping. A região do Sara dispõe de seis (6) centros de alojamento: camping fixa Laâyoune e cinco (5) outros campings móveis nas cidades de Smara, Guelmim, Tan-Tan, Tata e Assa Zag.


Centros de protecção das crianças em dificuldade

Eles são quatro (4) centros repartidos nas províncias de Laâyoune, de Boujdour, de Tan-Tan e de Tata. Estes centros são destinados às crianças de idade entre seis (6) e quinze (15) anos. Eles se beneficiam de várias actividades que favorecem-lhes o acesso ao conhecimento e que permitem-lhes o desenvolvimento de todos os sentido. O objectivo desta abordagem educativa é de integrar as crianças na comunidade a partir da sua jovem idade para fazer-lhes evitar o perigo da rua e a delinquência. Desde a sua realização, mais de (200.000) crianças beneficiaram de centros.

O Reino do Marrocos dispõe de uma grande experiência na gestão e a luta contra a delinquência juvenil graças aos meios educativos elaborados e um enquadramento preventivo que permite a reintegração de meninos na sociedade.

A região do Sara não dispõe de centros para crianças em dificuldade devido à ausência total de delinquência juvenil. A razão é que o conservantismo da estrutura social saraouie é ancorado tanto que reflecte-se na educação das crianças e dos jovens sarauis. 

O seu comportamento é sujeitado ao respeito da família, da comunidade e outro geralmente. Aquilo acrescenta-se a implicação da grande família na resolução dos conflitos que podem emergir entre os pais e suas crianças.

É a razão pela qual o departamento da juventude e os desportos favoreceu as campanhas de prevenção e o trabalho no ambiente normal de vida diária para acompanhar o desenvolvimento das crianças sarauis e a sua abertura sobre o mundo dos adultos.


Ambiente normal de vida para as crianças

No âmbito de este programa, serviços educativos e sociais são fornecidos aos meninos sujeito à liberdade supervisionada ou que têm beneficiado dos serviços dos centros para crianças em dificuldade. Um acompanhamento é fornecido a fim de ajudà-los a restabelecer o ambiente familiar e social e a assumir as dificuldades da vida diária.

O programa de integração no ambiente normal de vida compreende dois subprogramas:

Liberdade supervisionada: É um programa educativo que os menores seguem após uma decisão judicial sujeita nos artigos das disposições penais n° 471,.481 e de 496 para 500, ocorridos após o seu comparecimento na frente de um tribunal. O objectivo deste programa é sobretudo educativo. Os menores são acompanhados lá por delegados designados ou voluntários a fim de ajudar-o a restabelecer a vida social normal.

Eles passam por duas fases. A estreia consiste na experimentação do programa sobre o menor para constatar o seu efeito durante um a três meses.  E quando da segunda fase e de acordo com o impacto da primeira fase do programa, o menor é acompanhado por educadores a fim de ajudar-o a restabelecer a família e a sociedade nas melhores condições.

Enquadramento apos-centro: Quando os menores deixam os centros de protecção dos jovens, seguem um enquadramento postcentro a fim de reforçar a estabilidade do mineiro no seu meio familiar ou social e ajudar-o a apreender eventuais os problemas da vida diária.

É necessário saber que quando o menor cai na delinquência e quando segue os programas de educação e de reintegração no ambiente normal de vida, os educadores investigam sobre os índices familiares que podem informà-los sobre as razões da sua delinquência. Estas investigações permitem constituir uma base de conhecimento dos casos de delinquência e a boa abordagem a seguir para o enquadramento.

O número de menores que têm beneficiado do enquadramento educativo para uma reintegração a um ambiente normal de vida é de mil e oitocentos vinte e sete (1.827) menores.

O quadro seguinte apresenta um sumário dos centros para crianças na região do Sara.
 

Regiao

Numero de centros para crianças

Capacidade de acolhimento

Actividade(s)

 

 

Oued-eddahab / Aoouserd

 

 

 

 

 

Boujdour

 

 

 

 

 

Laâyoune

 

 

 

 

 

Smara

 

 

 

 

 

Total

 

 

 

 

 

 

Actividades para mulheres

O enquadramento feminino do departamento da juventude e os desportos participou no desenvolvimento dos serviços educativos e desportivos na região do Sara desde o seu regresso à mãe pátria. Estes serviços são destinados às crianças e jovens raparigas bem como às mulheres saruis.

Em termos de infra-estruturas

O acento foi colocado sobre a realização dos estabelecimentos de acolhimento da pequena infância, para mães em dificuldade e centros de qualificação profissional destinados às mulheres. Estes estabelecimentos têm participado e participa hoje em dia no desenvolvimento das mulheres sarauis. O seu número não cessa de aumentar. É actualmente de vinte e oito (28) estabelecimentos.

Em termos de enquadramento

O departamento da juventude e os desportos recrutou várias mulheres saruis para  postos de enquadramento. Beneficiam cada ano de sessões de formação contínua nos domínios educativos destinados à pequena infância e aos analfabetos. Seguem igualmente formações nos centros de qualificação profissional.

O número de quadros especializados nas actividades femininas na região do Sara é de cem e um (101) quadros. 
  
Em termos de actividades e de programas

Iniciação profissional e programa de sensibilização
Várias actividades são destinadas aos jovens e mulheres de diferentes idades e níveis escolares (analfabetos, níveis primários, secundários ou universitários). Compreendem cursos teóricos na educação cívica, programas de luta contra o analfabetismo, sessões de sensibilização e nos novos códigos da família e do trabalho... o aspecto prático refere-se aos trabalhos manuais ligados ao têxtil (tissagem, costura, bordado) e os trabalhos domésticos. O objectivo destas sessões de formação é de permitir às mulheres e aos jovens adquirir as competências necessárias a sua inserção na vida socioeconómica do país.

O número de mulheres e de jovens que têm beneficiado destes programas na região do Sara durante estes dez últimos anos excede os dezesete mil (17.991).

Programas de alfabetização
 Este programa foi organizado de acordo com três (3) fases: iniciação, aprendizagem e acompanhamento. O número de jovens raparigas e mulheres que têm beneficiado deste programa excede os quatro mil beneficiários (4.256).

Cooperativas de serviços e de pequenos projectos económicos
O objectivo destas iniciativas é de permitir as mulheres sarauis de beneficiar de uma formação e um acompanhamento para a aprendizagem do trabalho em grupo visando melhorar o seu nível de vida e proteger o seu ganha-pão. O número de jovens raparigas e mulheres que têm beneficiado destas iniciativas excede os cento  e quarenta mil beneficiários (144.686).

Formação profissional
o sector da formação profissional conheceu um desenvolvimento contínuo desde o regresso da região do Sara à mãe pátria. A Laâyoune por exemplo, dois centros de qualificação profissional especializados viram o dia no modelo, a costura, cabeleireiro e as tecnologias da informação o número de beneficiários para os dez últimos anos excede mil e cem jovens raparigas e mulheres (1.192).

Actividades ligadas à pequena infancia
Os jardins-escolas para crianças foram desenvolvidos na região do Sara. Permitiram de proteger as crianças com idade entre três (3) e seis (6) anos. O número de crianças que têm beneficiado destes jardins-escolas ascende a mais de setenta e oito mil crianças (78.991). A estas actividades institucionais acrescentam-se outras actividades não institucionais:

Campanhas de sensibilização
O departamento da juventude e os desportos organizou várias campanhas de sensibilização pela conta das mulheres sarauis. Estas campanhas abordaram vários assuntos de sociedade como a saúde geralmente, a saúde alimentar, a protecção do ambiente, a gestão dos nascimentos, os direitos das mulheres... O número de beneficiários que têm aproveitado destas campanhas excede dozentos e quinze mil as jovens raparigas e mulheres (215.396) e setenta mil rapazes e raparigas (70.710).

Unidades móveis de sensibilização e formação
Estas unidades móveis deslocam-se nas zonas rurais bem como as zonas afastadas da região do Sara que não dispõem de infra-estruturas destinadas às mulheres e às crianças. O número de mulheres que têm beneficiado das actividades destas unidades que excedem trinta mil (30.809) mulheres, jovens raparigas e crianças.

Acções e manifestações
Várias manifestações e formações regularmente são organizadas pelos agentes e executivos que evoluem no domínio da mulher e da infância na região do Saara. Entre estas manifestações, pode-se citar:

• Organização festivités de comemoração do dia internacional da mulher
• Organização de sessões de formação sobre a gestão administrativa, financeira e técnica dos estabelecimentos responsáveis encarrega negócios femininos .
• Organização de sessões de formação e de sensibilização sobre a procriação e a gestão dos nascimentos
• Organização de sessões de formação sobre as técnicas novas de cultura das rosas Participação à feiras nacionais e internacionais dos negócios femininos.

O número de quadros especializados nas actividades femininas na região do Sara é de cem e um (101) quadros

Numero  de centros para mulher

Capacidade de acolhimento

Actividade(s)

 
 

Dakhla

 

 

 

 
 

Boujdour

01 

150

Costura, brodaria, cozinha, alfabetizaçào e animaçào diversos

 
 

Laâyoune

 

 

 

 
 

Smara

02

 60

Luta contra  analfabetizaçào
Brodaria manual e mecanica
Costura tradicional
Actividades de sensibilizaçào

 
 

Aousserd

 02

200

Jardim da infancia  / formaçào professional para mulheres

 
 

 

   

 Página Principal    |    Juventude    |    Esportes


Copyright © CORCAS 2013