Desenvolvimento Social

 Página Principal
 
|Gâmbia: Cimeira Islâmica denuncia os planos separatistas ao encontro da soberania das nações islâmicas

A Conferência da Cimeira Islâmica, realizada na capital de Gâmbia, Banjul, entre 4 e 5 de maio de 2024,, denuncia e rejeita  todos os planos separatistas que vão ao encontro da soberania, da unidade e integridade territorial dos países da Organização de Cooperação Islâmica.

Tal comunicado final desta 15ª cimeira da Organização de Cooperação Islâmica, dos dias 4 e 5 de Maio em Gâmbia, considerou  as ameaças das entidades separatistas à estabilidade política e segurança em muitas regiões,  motivo do engajamento do continente africano, contra os iminentes perigosas e ameaças de grupos terroristas e extremistas, dados meios financeiros, tácticos e práticos.

Acrescentando que os Estados membros da organização são chamados a adoptar uma abordagem abrangente e integrada para reforçar suas fileiras no sentido de combater os grupos, a propagação do extremismo, o terrorismo e secessão.

Esta Cimeira da OCI é determinada com apoio à segurança, à estabilidade, à unidade, à soberania e integridade territorial dos países da Bacia do Sahel e Lago Chade, visando a opor a qualquer interferência externa nestes países.

 A este respeito, esta conferência considerou a decisão do Mali, no contexto da abordagem de assumir as suas próprias responsabilidades no processo de paz e de estabilidade perante  o diálogo entre as partes no Mali, visando a paz e a reconciliação, descartando o Acordo inapropriado de Argel assinado em 2015.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas



   
06-05-2024   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013