Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|Laayoune: lançamento de projetos do desenvolvimento pela ocasião da Marcha Verde

A região de Laayoune conheceu, por ocasião do quadragésimo oitavo aniversário da Marcha Verde, o lançamento de uma série de projetos de desenvolvimento, que vão fortalecer  as estruturas socioeconômicas das regiões do sul do reino do Marrocos.

Tais projectos lançados foram supervisionados pelos Governadores de Laayoune-Sakia El Hamra, e da Província de Laayoune, Abdel Salam Bakrat, acompanhado dos eleitos, chefes de departamentos estrangeiros e activistas da sociedade civil, cujo desenvolvimento do sector agrícola principal atividade para o melhoramento dos cuidados de saúde, além do sector industrial tradicional, objeto do empoderamento económico e social das mulheres, e capacitação das infra-estruturas desportivas e culturais.

Neste contexto, o governador e a delegação acompanhante deram início aos trabalhos e projeto de reabilitação e equipamento de um complexo cultural Hassani, com um envelope financeiro de 12 milhões de dirhams.

Tal projecto está a ser concluído numa área de 6.000 metros quadrados, cujo objectivo é proteger e preservar o património cultural, incentivar o turismo e criar oportunidades de emprego no sector do turismo.

Para a melhoria das infra-estruturas desportivas, uma piscina olímpica coberta e um pavilhão polidesportivo foram abertos com um investimento total de 105 milhões de dirhams, incluindo uma piscina coberta no bairro Al-Hizam (20,5 milhões de dirhams).

Nesta ocasião, o Sr. Bakrat tem acompanhado também o lançamento de um projecto para estabelecer uma rede de 64 quilómetros, capaz de garantir o transporte de águas residuais e tratadas para os locais residenciais, para um custo financeiro de 49 milhões de dirhams.

Para o sector industrial tradicional, o projeto do “Dar Al-Sanea” foi lançado, e ele se enquadra no programa de desenvolvimento integrado da região Laayoune-Sakia El Hamra, por um envelope de 2,2 milhões de dirhams.

Tal projeto atende também cerca de cinquenta mulheres fabricantes, filiadas às cooperativas ou sindicatos corporativistas, beneficiando de uma série de cursos de formação em centros profissionais, reforçando assim as capacidades das cooperativas tradicionais de mulheres artesanais, elevando o nível de produção, de treinamento e marketing.

Pela ocasião, foi entregue um conjunto de equipamentos a 30 cooperativas especializadas em diversas áreas (como bordado, costura e desenho), visando a melhorar a  capacidade produtiva.

Neste sentido foi também lançado o projecto de preparação do viveiro municipal, envolvendo uma área de 304.384 metros quadrados, a um custo financeiro de 15 milhões de dirhams.

E no quadro desta comemoração dos 48 anos da Marcha Verde, uma unidade de transformação de leite e produção de iogurte foi lançada na comunidade de Foum El Oued, para um custo de (46 milhões de dirhams), visando a valorizar o leite e a produção , bem como melhorar o rendimento individual dos beneficiários, e promover novas oportunidades de emprego.

No quadro da saúde, 9 centros de saúde urbanos e rurais foram lançados ao nível da região de Laayoune-Sakia El Hamra, dos quais seis centros na região de Laayoune, no âmbito de uma política de reabilitação e equipamento de instituições de saúde pública.

Tais projetos inserem-se no contexto do reforço da oferta de saúde nesta região no quadro da implementação do novo modelo de desenvolvimento das regiões do sul, o qual é relacionado com o reforço e reabilitação da oferta de saúde, dos centros de saúde urbanos “Al-Awda”, “Jerusalém”, “Cidade Nova” e “Al-Wefaq”, e “Mohamed Salem Sidi Al-Bukhari” e de “25 de Março”, bem como a clínica de saúde rural “Al-Dayaat”, o centro de saúde urbano de primeiro nível “Al-Khair”, atendendo ao nível da província de Boujdour,  centro de saúde urbano “Tarfaya 2”, e ao nível da província de Tarfaya.

Quanto à vertente social, a plataforma electrónica do programa “Ponte de Empoderamento e fortalecimento” foi lançada, visando a facilitar o empoderamento económico das mulheres e  integração na região de Laayoune-Sakia El Hamra.

Tal plataforma electrónica tem por objetivo ainda inserir mulheres no programa “Ponte para o Empoderamento e o Empreendedorismo”, cerca de 3.000 mulheres desta região, enquadradas neste programa.

Finalmente, um espaço multifuncional para as mulheres em situação difícil tem sido desenvolvido, sobretudo na comunidade territorial de Dashira, disponibilizando carros adequadas, atendendo ao centro multifuncional das mulheres do bairro Al-Wefaq. tais carros foram entregues atendendo aos espaços dos bairros Al-Wefaq e Al-Wahda, da comunidade de Marsa.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

   
13-11-2023   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013