Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|Abertura da décima primeira edição do Festival, Louvor profético em Laayoune

Foi dada a abertura na Casa da Cultura “Umm al-Saad”, em Laayoune,  sexta-feira passada, as atividades da décima primeira edição do Festival, Louvor profético, promovido pela Associação de Músicos Hassani pelo Património e Desenvolvimento Social, sob o lema “Preservar a herança cultural, e sua continuidade com as gerações.”

Este evento cultural, mantido em parceria com a Direção Regional de Cultura de Laayoune – Sakia El Hamra, ao longo de três dias, visa a preservar a autêntica arte do louvor e divulgação, a título de afluente essencial do património cultural marroquino.

Tal sessão, veio em cooperação com o Estado da região de Laayoune-Sakia El Hamra, o Conselho Regional, o Conselho Colectivo de Laayoune e a Agência para a Recuperação e Desenvolvimento Económico e Social das Províncias do Sul, a qual foi distinguida graças a participação de cerca de dez equipes, tanto quanto grupos de ilustres louvadores das províncias do sul, bem como a banda da Mauritânia.

Assim, durante a primeira noite deste festival, os amantes da música religiosa e espiritual contaram com apresentações de louvor do nobre Profeta ao som da melodiosa música Hassani, dadas qualidades e virtudes do sublime criação, Mestre Muhammad, que Deus  o abençoe. E sua alma esteja em paz, e mediante as leituras de poesia e apresentações folclóricas oriundas da herança Hassani.

Nesta noite espiritual, os grupos de louvor apresentaram um buquê de melodias em louvor ao Mensageiro, que Deus o abençoe e sua alma esteja em paz, cujas canções religiosas tradicionais levaram o público a uma atmosfera sufi neste abençoado mês do Ramadã.

Quando ao Diretor Regional da Cultura, Sidi Ahmoudi Filali, ele confirmou num discurso pela ocasião que este festival espiritual se enquadra na ativação da componente cultural do modelo de desenvolvimento das regiões do sul do Reino.

Acrescentando que este evento cultural também se enquadra nos projectos do Ministério da Juventude, da Cultura e Comunicação –ligado ao Sector da Cultura, a protecção e preservação do património oral Hassani, isso é no contexto da aplicação das disposições da Constituição do Reino, do componente Hassani, um tributário da identidade e cultura marroquina.

Ressaltando ainda  que este festival tem por objetivo aproximar esta autêntica arte Hassani de seus amantes nas regiões do sul do Reino, e através da Associação de Músicos Hassani para o Patrimônio e Desenvolvimento Social, e da arte do louvor Hassani, da programação de festivais nacionais e internacionais, envolvendo o Festival de Música Sacra de Fez.

Por sua vez, o presidente da associação, Masoud Afrid, considera que a organização deste evento cultural só pode valorizar esta arte autêntica e consolidá-la na mente das novas gerações, bem como preservá-la e sub guardá-la, no sentido da transmissão de geração a outra.

Acrescentando que a Associação dos Músicos Hassani tem conseguido, desde a sua criação em 2007, organizar uma série de eventos culturais nas três regiões do sul, num horizonte que este festival esteja programado dentro do mapa anual dos festivais nacionais.

Neste quadro das actividades deste festival artístico, vários actores homenagearam e reconheceram os esforços  engajados no enriquecimento do equilíbrio cultural a nível regional, e em prol do património cultural Hassani e das competências locais,  consolidando e preservando a cultura saharaui. herança do Reino de Marrocos.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

   
01-04-2024   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013