Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|A UE reitera o seu apoio para o processo político do Saara e o Conselho da ONU encoraja o censo do povo do acampamento

O representante europeu: recebemos de forma positiva o pedido de Marrocos voltar para a Uniao Africana


A União Europeia (UE) reiterou, segunda-feira na ONU o seu " apoio total" ao processo iniciado sob a égide da Organização das Nações Unidas para chegar a uma solução política do conflito artificial sobre o Saara marroquino, ao apoiar a solicitaçao do Conselho da Segurança para proceder ao registro das populações dos campos de Tindouf.

"Reafirmamos o nosso total apoio aos esforços da ONU para alcançar uma solução política mutuamente aceitável e duradoura" sobre a disputa do Saara, declarou o representante da UE perante a 4ª Comissão da Assembleia Geral da ONU.

Ele acrescentou, a este respeito, que "tomamos a nota dos esforços e dos desdobramentos deste dossié desde 2006, tendo em vista garantir a implementação das resoluções do Conselho de Segurança" sobre esta questão.

O representante do bloco europeu indicou que "nós encorajamos as partes e os Estados vizinhos a cooperar com as Nações Unidas para avançar o processo político, e mostrar a vontade política,  bem como trabalhar em um ambiente propício ao diálogo tendo em vista começar   negociações mais intensas de boa fé e sem condições prévias ".

Ele, por outro lado, salientou que a União "apoia o pedido do Conselho da Segurança e o Alto Comissariado para os Refugiados para manter o pedido de um censo" do povo em campos de Tindouf.

O representante da UE, que se exprime  também em nome dos países candidatos ao bloco, notadamente a Turquia, tendo por outro lado declarado que " apreendemos de forma  positiva o pedido de Marrocos para voltar a União Africana"

-Notícias sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

   
11-10-2016   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013