Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|Botswana apoia o regresso de Marrocos á União Africana

A Botswana é um dos países que apoiam o retorno de Marrocos à União Africana (UA) declarou na terça-feira em Rabat, a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Botswana, Pelonomi Venson.

"É só trabalhando em conjunto que pode minimizar os obstáculos que ameaçaom a busca de boas oportunidades para nossos povos", sublinhou, Sra Venson  em um comunicado à imprensa, após uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Salaheddine Mezouar.

"Durante esta reunião, discutimos vários aspectos da cooperação bilateral entre Marrocos e Botswana, o objectivo é de reforçar e desenvolver esta cooperação de maneira a servir os interesses de ambos os nossos respectivos povos", acrescentou Sra. Venson convencida de que Marrocos e Botswana podem servir de "modelo para o continente Africano."

A ministra Botswana aproveitou esta oportunidade para saudar o forte compromisso forte da Presidência marroquina da COP22 a favor da protecção do meio ambiente, exortando os dois países a unir esforços para enfrentar a pobreza e criar os empregos para os jovens, "um problema major no seio do continente".

Por sua parte, o Sr. Mezouar agradeceu sua homóloga Botswana pelo "forte apoio, franco e claro" de seu país para o regresso de Marrocos no seio da UA. Botswana, tem anotado, como um país que fez prova ao longo dos últimos trinta anos de um forte dinanmismo  económico, através de reformas estruturais profundas, da construção da democracia saudável e de um grande respeito pelos direitos homem.

Ele indicou  que seu encontro  com a Sra Venson foi uma oportunidade para discutir de diversos aspectos da cooperação bilateral, em particular a mineração, a energia renovável, o turismo, a agricultura e os serviços", com foco especialmente sobre o desenvolvimento humano ", anotando que" há uma vontade comum para construir um quadro jurídico tendo em vista estruturar as relações entre Marrocos e Botswana ".

A cooperação Sul-Sul foi também no centro da reunião, sublinhou o ministro, que chamou para a troca de conhecimentos e de experiências entre os países africanos, tirando o máximo, entre outros, o dinamismo da setor privado, através de investimentos e de formaçao, e "tudo o que é capaz de melhorar o desenvolvimento humano em África."

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corca

   
05-01-2017   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013