Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|A Assembleia Geral das Nações Unidas: a derrota esmagadora da Argélia face a Marrocos

O Marrocos assume o Vice-Presidente da Assembléia Geral e Vice-Presidente da Quatra  Comissão encarregada da descolonização .

Na quarta-feira passada, o Marrocos foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em detrimento da Argélia, como Vice-Presidente da Quatra Comissão encarregada pela descolonização. Esta vitória veio depois de ter eleito Marrocos neste mesmo dia, como Vice-Presidente da Assembleia Geral

O candidato marroquino, Yasser Halafawi, Conselheiro da Missão Permanente do Reino de Marrocos junto às Nações Unidas, em Nova York, conseguiu 88 votos contra 58 para o candidato argelino.

De acordo com a agência MAP, a seleção do candidatode Marrocos em detrimento da diplomacia argelina constitui um voto de confiança, o que reforça o seu papel de liderança, da seriedade e do espírito empreendedor pelos quais se baseam às Nações Unidas, em geral, e para a Quarta Comissão em particular. Sendo que a última eleição de Marrocos para este cargo remonta a 1970.

Por outro lado, esse resultado reflete os esforços de Marrocos como coordenador do Movimento-Não-Alinhado para manter a paz e a segurança, principais questões que precoupa o Comitê.

Além disso, o facto é ligada a vitória da diplomacia marroquina perante à intransigência da Argélia que utiliza todos os meios e as manobras para evitar o Marrocos chegar a este cargo.

Em resposta à nomeação de Marrocos, a Argélia fez questão de apresentar seu próprio candidato, apesar que este país é  um membro do Escritório da Quarta no ano 2006.

A Argélia não quer só se assujeitar para as considerações  do Grupo Africano que foi a favor  da nomeação de Marrocos, apesar que ela trabalha  no sentido atrapalhar a reunião do Comité da eleição Africana , e evitar a decisão e a sentença que ficou claro que ela é contra. 

E para concretizar o fato  da Assembléia Geral, a Argélia acredita que ela poderia compensar a falta de apoio pelo Grupo Africano. Mas ela cometeu este erro grave, sendo que a Assembléia Geral decidiu  a favor de Marrocos com  uma diferência que ultrapassa mais de 30 votos.

A candidatura argelina visa influenciar o Quatro Comité tendo em vista a implementação de suas agendas relativas à questão do Saara, com a cumplicidade por parte do presidente desta comissão, embaixador da Venezuela nas Nações Unidas, Rafael Ramirez, conhecido por sua hostilidade junto a Marrocos.

Diante de tudo isso, a vigilância de Marrocos e sua pronta reação lhe permitiu frustrar o plano de seus adversários. Tendo que o reino conseguiu enfrentar as manobras dos adversários e  impor sua presência dentro do Escritório do Quatro Comitê  ao lado da Venezuela.
Noticias sobre o saara ocidental/Corcas




   
01-06-2017   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013