Desenvolvimento Social

 Página Principal    Actualidades
 
|Nasser Bourita mantém-se em Washington com o Secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson e os presidentes de comissões no congresso

A posição constante da administração americana é que o plano de autonomia para o Saara é a solução credível e realista

 O ministro marroquino das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Nasser Bourita, reuniu-se na quinta-feira em Washington, no Departamento do Estado em Washington, com o Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson e na sede do Congresso com os Presidentes das Comissões de Relações Exteriores do Senado dos EUA e da Câmara dos Deputados, Bob Corker e Ed Royce, respectivamente.

Em uma declaração dirigida à imprensa após as entrevistas, Bourita, que tem também se mantido com o senador Ben Cardin, membro do Comitê de Relações Exteriores, declarou que suas  conversas foram a ocasiao para destacar a excelência e a solidez da parceria excepcional que une o Reino de Marrocos e os Estados Unidos da América.

 O ministro indicou que a questão nacional tem  sido o centro dessas reuniões, acrescentando que esses interlocutores norte-americanos reiteraram a posição constante da administração norte-americana que qualifica  o plano de autonomia  para o Saara como credível, sério e realista.

 Neste contexto, o ministro tem tido lembrado no contexto que o Rei Mohammed VI se engajou desde a sua adesão ao Trono, com sucessivos junto aos presidentes dos EUA para estabelecer os sólidos fundamentos desta parceria estratégica, o que se traduziu, pela conclusão em 2006 do acordo de livre comércio e do lançamento em 2012 do diálogo estratégico.

 Esta dinâmica, prosseguiu o Sr. Bourita, também se reflete em uma cooperação nos campos de segurança, militar e cultural, graças aos mecanismos implementados sob o ímpeto do Soberano e de diferentes presidentes dos EUA.

 O ministro também sublinhou que a sua visita a Washington foi uma oportunidade para destacar a importância destes mecanismos de cooperação bilateral, consolidando s ainda mais, estes contqtos tendo em conta a situação regional e internacional.

O Sr. Bourita acrescentou que seus interlocutores americanos, representando também os orgões executivos e legislativos, se congratularam-pelo o papel de vanguarda do Marrocos nas cenas regionais, árabes, africanas e internacionais sob a liderança do Rei .

 Assim é de enfatizar que essas reuniões foram uma oportunidade para saudar o Marrocos como um modelo de reformas políticas e econômicas, de acordo com a visão do Rei, reconhecendo o papel do Reino na luta contra o terrorismo com base em uma estratégia global, sem  se limitar apenas a segurança e as dimensões militares.

 O ministro tem dito ter destacado junto ás autoridades americanas á vontade de beneficiar da experiência e da projeção multifacetada de Marrocos em África, considerado também é uma prioridade para a atual administração americana, sublinhou o Sr. Bourita.

 As conversas do Sr. Bourita com os responsáveis dos EUA foram também uma oportunidade para examinar a crise da Líbia e o papel de Marrocos, bem como a credibilidade pela qual desfruta junto aosdiferentes  partidos da Líbia.

 - Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas


   
11-09-2017   Back Print
 

 Página Principal    |    Actualidades    |    Mapa do Site    |    Links Úteis    |    Contactos


Copyright © CORCAS 2013